Subsídios atribuídos pela Fundação

Prémio Literário 2014/2015

O escritor João Morgado venceu o concurso Prémio nacional de literatura lions 2014/2015. o prémio foi entregue ao escritor, no decorrer da primeira reunião de gabinete do Distrito Múltiplo 115, na Mealhada.

Refira-se que o prémio anual, no valor de 2.500 euros, se destina a galardoar o autor de uma novela inédita. Através deste prémio, a Associação Internacional de Lions Clubes - Distrito Múltiplo 115, patrocinada pela Fundação Lions de Portugal, pretende "contribuir e estimular a produção e divulgação desta produção literária inédita junto da população em geral".

João Morgado concorreu com uma novela inédita, intitulada "O Danado", apresentada a concurso sob pseudónimo e que mereceu a unanimidade do júri.

A obra que deverá ser editada no primeiro trimestre de 2016. O júri foi composto pelo presidente do Conselho de Curadores da Fundação Lions de Portugal, Carlos Vieira, que presidiu, pelo Professor Doutor Joaquim dos Santos Correia, pelas Lions Manuela Brito Rocha e Isabel Moreira e pelo assessor do concurso, Gaspar Albino.

A cerimónia pública teve lugar na Mealhada, no dia 18 de julho, no decorrer da primeira reunião dos Lions de Portugal deste novo ano Lionístico, que arrancou a 1 de julho.

Na oportunidade, Carlos Lopes convidou Frederico Burnay (Presidente do Conselho Nacional de Governadores no Ano Lionistico 2014-15) para presidir à cerimónia da entrega do Prémio Literário 2014-2015 ao escritor João Morgado que foi, por unanimidade, o escolhido pelo Júri, com a novela "O Danado", que conta a saga de um naufrágio com muitas mortes e desaparecidos, sofrido pelos pescadores da Póvoa do Varzim no início do século passado.

Frederico Burnay, por sua vez, convidou Gaspar Albino "pai" do Prémio Literário, criado por sugestão de Claudette Albino, para fazer uma pequena história do Prémio Nacional de Literatura Lions, lembrando que o prémio foi atribuído pela primeira vez no dia 13 do mês de junho de 2002. De seguida, Frederico Burnay pediu a Neiva Santos, Presidente da Fundação Lions de Portugal, para fazer a entrega do prémio ao escritor, que agradeceu emocionado e teceu considerações sobre o jornalismos e a escrita em Portugal.

In revista Lion nº 1 julho-agosto de 2015